Título. Os Sofrimentos do Jovem Werther
Autor. Johann Wolfgang Goethe
Pág. 128
A literatura alemã divide-se em antes e depois de Os Sofrimentos do Jovem Werther, que chega às livrarias brasileiras nesta nova e brilhante tradução de Marcelo Backes.Ao escrever Werther, em 1774, Johann Wolfgang Goethe alcançava sua primeira obra de sucesso e, de quebra, dava início à prosa moderna na Alemanha. Werther não é, simplesmente, um romance em cartas assim como Nova Heloísa de Rousseau ou Pamela de Richardson. Esta que é uma das mais célebres obras de Goethe é o romance de uma alma, uma história interior. Dilacerante, arrebatada é a história de uma paixão literalmente devastadora. Com enorme repercussão quando do seu lançamento, Werther foi um testemunho de como a literatura tinha poder de agir na sociedade. Não foram poucos os suicídios atribuídos ao romance. Johann Wolfang von Goethe nasceu em Frankfurt em 1749 e morreu em Weimar em 1832. Poeta, romancista, dramaturgo, crítico, estadista, tornou-se um dos maiores vultos do pensamento alemão, tendo influenciado várias gerações. Em 1775, a convite do Duque Carlos Augusto, foi administrador de Weimar, onde destacou-se brilhantemente como administrador, financista e estadista. Deixou vasta obra, onde se destacam, entre outras, Werther, Ifigênia, Elegias Romanas (poesia), Fausto, Teoria das Cores, Viagem à Itália, Poesia e Verdade.
Um ano e sete meses. Esse é o tempo da vida de Werther que acompanhamos através de suas cartas destinadas a seu cara amigo Wilheim. Carregadas de alegrias, remorsos, confusões e divagações que só um espírito apaixonado pode fazer, elas se constituem o apaixonado relato do amor proibido entre Werther pela bela e comprometida Lotte.
Sua vida não foi curta e nem longa como vos digo que um doce amor poderia acabar com uma infortuna vida de um jovem que sem saber se apaixonou pela pessoa errada e na hora errada, suas cartas a seu querido irmão nunca serão esquecidas pois, com um amor e ódio enorme ele as escreveu como se fosse uma das coisas mais simples do mundo.
Lotte uma doce menina que infelizmente viu sua mãe morrer apos ela ter dito que Lotte e Albert poderiam ser um belo casal , iludida com as falsas ideias de sua falecida mãe, segui o caminho que sua mãe dissera-lhe para seguir mas, ela não esperava encontrar o amor de Werther.
Com essa linda e melancólica historia de um amor que não poderia acontecer um trágico fim, aconteceu.
Com altos e baixos de amor esse foi um dos melhores livro que eu li na minha vida com esse puro texto que vos digo;
Amor é aquilo que dá sentido à vida
Então cuidado para que você não encontre o amor de sua vida e deixe-o(a) escapar como se fosse areia.
Os Sofrimentos do Jovem Werther.
Nota: 5 Vidas
Aos meus amigos...
ResponderExcluirAqui vai a resenha sobre um dos livros mais belos que já li...
Os sofrimentos do Jovem Werther de Goethe.
Espero que gostem!
http://regozijodoamor.wordpress.com/2013/05/13/resenha-os-sofrimentos-do-jovem-werther/