domingo, 13 de outubro de 2013

RESENHA: O Apanhador no Campo de Centeio.

Livro: O Apanhador no campo de centeio
Autor: J. D. Salinger
Loja: Cultura, Submarino(Inglês) & Saraiva.
Paginas: 207
Autor(a) da Resenha: Felipe Matheus
Nota: 5 Vidas





Um garoto americano de 16 anos relata com suas próprias palavras as experiências que ele atravessa durante os tempos de escola e depois, revela tudo o que se passa em sua cabeça. O que será que um adolescente pensa sobre seus pais, professores e amigos?






“- E a vida é um jogo, meu filho, a vida é um jogo que se tem de disputar de acordo com as regras.- Sim, senhor, sei que é. Eu sei.Jogo uma ova. Bom jogo esse. Se a gente está do lado dos bacanas, aí sim, é um jogo – concordo plenamente. Mas se a gente está do outro lado, onde não tem nenhum cobrão, então que jogo é esse? Qual jogo, qual nada.”O apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger



Acho que eu posso falar que eu sempre reclamo da vida, nós reclamamos da vida. Acho que a vida é uma m&#%@.
Mas, estamos falando do livro, ele é maravilhosos não tenho em que reclama, se eu pudesse daria um exemplar para cada pessoa do Brasil. Mas ele é bastante caro e sua edição não é das melhores, por isso eu só aluguei. - Descobri que o livro em inglês é mais barato.
O livro fala sobre Holden Caulfield, ele é meio problemático, sempre é expulso dos colégio.
E o começo do livro não muda muito a sua vida, ele acaba de ser expulso do Pencey, uma escola para "riquinhos" e desgraçados que estudam lá. Pessoas esnobes. No duro. Não gostei das pessoas que estudavam lá.
Ele discute com um colega de lá e vai para Nova York, antes que seus pais descubram que ele foi expulso, por isso ele tem alguns dias lá, ele quer aproveitar, mas as coisas não dão muito certo. O resto você tem que ler.
O livro me conduziu a algo que eu gostei.

“As pessoas sempre estão pensando que alguma coisa é totalmente verdadeira. Eu nem ligo, mas tem horas que fico chateado quando alguém vem dizer para me comportar como um rapaz da minha idade. Outras vezes, me comporto como se fosse bem mais velho – no duro – mas aí ninguém repara. Ninguém nunca repara em coisa alguma.”O apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger


Não posso ficar falando o quanto o livro é bom, pois vocês tem que ter uma opinião também, mas não tenho em que reclamar do livro. No duro, não tenho.
Por isso eu digo vá na biblioteca ou livraria mais próxima e compre ou alugue. Rápido.
AAAAh, o motivo do título é incrível, pois é explicado em uma conversa que ele tem com sua irmã mais nova, o que é lindo a explicação. Eu adorei.
Achei o universo do livro bastante pesado, pois o Holden Caulfield, ele perdeu o irmão. E em Nova york não é um ótimo lugar para ficar feliz. Não no caso dele. Mas leia e veja, sinta o quanto é bom esse livro.

De qualquer maneira até que achei bom eles terem inventado a bomba atômica. se houver outra guerra, vou sentar bem em cima da droga da bomba. Vou me apresentar como voluntário para fazer isso, juro por Deus que vou.O apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger

A edição eu não gostei. No duro, poderia ter sido a capa original, alem do mais, o livro é bastante caro para uma edição tão simples e eu encontrei alguns erros, alguns sotaques, isso eu não gostei, mas não irei prejudicar o conteúdo por causa da edição.
Não existe uma continuação, estou falando isso, pois me disseram que existe uma continuação, pesquisei. Vi que não é do mesmo autor.
PS: Quero um chapéu de caçador vermelho.


Minha nota é... 5 vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário