terça-feira, 4 de junho de 2013

RESENHA: Divergente


Livro: Divergente.
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco.
Paginas: 500.
Autor(a) da resenha: Felipe Matheus.

Nota: 5 Vidas.



Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.


 Os seres humanos, de uma maneira geral, não conseguem ser bons por muito tempo antes que o mal penetre novamente entre nós e nos envenene. - Divergente.


Sinceramente, eu não sei como eu começo esse texto, estou escutando Los hermanos para eu ter alguma idéia, então desculpa se você não gostar dessa resenha.

-Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade.[...]-Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição.[...]-Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza.[...]-Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação.[...]-E os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia.” pág. 48

Abnegação, Audácia, Amizade, Erudição, Franqueza, essa são as cinco facções que divide o estado de Chicago, com essa divisão o livro consegue criticar e falar de um jeito bem simples de personalidade, sendo um futuro próximo, o livro tem sua tecnologia - como todos os livros futurísticos - bem avançada. Beatice Prior ou Tris, como você preferir, eu gosto de chamá-la de seis ou Tris. Tris nunca conseguiu ser uma altruísta, por isso ela tem uma escolha a fazer, ficar na mesma facção e talvez casar com um menino, ter filhos e morrer na abnegação ou mudar de facção. Sua escolha foi decidida, Audácia, após fazer a sua escolha ela percebe que a vida de um membro da Audácia não é fácil, pular em um trem em movimento, pular de um prédio, facas, armas, medos, números e etc. O livro consegue lhe envolver totalmente – eu li em dois dias.  Eu percebi que a autora não tem medo da morte, literalmente e figurativamente, sinceramente, leia esse livro, mas fique preparado para tudo, tudo mesmo. Ser divergente é mais que uma palavra tão simples, é praticamente um poder, de certo ponto de vista.
Estou feliz pela protagonista, pois ela não é uma boba, ela é forte e consegue se defender, com uma forte personalidade ela me envolveu, mas eu não vou mentir que eu tive raiva dela em duas ocasiões, acho que eu fui o único, não posso falar a ocasião, pois seria um MEGA SPOILER.
Ao entrar na Audácia, Tris não sabia que corria perigo de ser Divergente e o outro perigo, pois depois que você escolhe a Audácia, após isso, a facção que lhe escolhe você, sim, disputa, eliminação, conflito, tudo isso em um livro.  

 Não sou da Abnegação. Não sou da Audácia. Eu sou Divergente. E eu não posso ser controlada. - Divergente.

Antes de eu ler me disseram, Não tem romance como o Crepúsculo e nem como o Jogos Vorazes, primeira coisa que eu pensei foi, Jogos vorazes não tem romance, praticamente, mas tudo bem eu li e tal, eu percebi que o que me disseram é errado, eu achei que tem muito romance, entre a Tris e um carinha lá, mas essa é a minha opinião.
A edição, eu esperava mais, com um livro que tem uma capa muito linda, e que poderia ter feito melhor uso de sua tonalidade de cores, a folha e a diagramação, foi ótima, mas eu percebi – não só eu, mas alguns amigos meus – que o livro tem alguns erros de concordância gramatical, e alguns erros tipo, um ato que não foi citado na pagina e na outra pagina eles estarem terminando o ato, vai entender, mas tirando alguns erros, a edição esta boa.
Sinceramente eu amei esse livro, minha terceira serie favorita, vem antes de Jogos Vorazes e Feios, como não amar Divergente.


Minha Nota é ...
5 Vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário