Título original: Caim
Autor: José Saramago
Editora: Companhia das Letras
Paginas: 176
Loja: Submarino
Neste novo romance, o vencedor do prêmio Nobel José Saramago reconta episódios bíblicos do Velho Testamento sob o ponto de vista de Caim, que, depois de assassinar seu irmão, trava um incomum acordo com deus e parte numa jornada que o levará do jardim do Éden aos mais recônditos confins da criação.
Se, em O Evangelho segundo Jesus Cristo, José Saramago nos deu sua visão do Novo Testamento, neste Caim ele se volta aos primeiros livros da Bíblia, do Éden ao dilúvio, imprimindo ao Antigo Testamento a música e o humor refinado que marcam sua obra. Num itinerário heterodoxo, Saramago percorre cidades decadentes e estábulos, palácios de tiranos e campos de batalha, conforme o leitor acompanha uma guerra secular, e de certo modo involuntária, entre criador e criatura. No trajeto, o leitor revisitará episódios bíblicos conhecidos, mas sob uma perspectiva inteiramente diferente.
Para atravessar esse caminho árido, um deus às turras com a própria administração colocará Caim, assassino do irmão Abel e primogênito de Adão e Eva, num altivo jegue, e caberá à dupla encontrar o rumo entre as armadilhas do tempo que insistem em atraí-los. A Caim, que leva a marca do senhor na testa e portanto está protegido das iniquidades do homem, resta aceitar o destino amargo e compactuar com o criador, a quem não reserva o melhor dos julgamentos. Tal como o diabo de O Evangelho, o deus que o leitor encontra aqui não é o habitual dos sermões: ao reinventar o Antigo Testamento, Saramago recria também seus principais protagonistas, dando a eles uma roupagem ao mesmo tempo complexa e irônica, cujo tom de farsa da narrativa só faz por acentuar.
Com o julgamento feito pelo o autor José Saramago, o livro consegue prolongar um possível "Mito", que é, as historias de caim, pois não se cita muito na bíblia sobre caim, então eu tenho a certeza que o autor ficou feliz, pois ele pode avançar na historia, as citações feitas pelo autor fazem você refletir muito, pois ele critica Deus – Incrível, pois ele escreve em varias páginas Deus com letra minuscula.O maravilhosos livro cita historias como de Sodoma e Gomorra, a cidade do pecado, pois os homens preferiam os homens que as mulheres, e então Deus castigou todos que estavam lá, todos foram carbonizados.O Bezerro de ouro, citado como uma nova religião, o filho de caim com a rainha Lilith e varias outras historias maravilhosas. O livro consegue fala muito sobre sexo, ereções e tal, com a sedução de lilith o Caim teve um filho Enoch, que por sua vez não tem grande importância na historia – Minha opinião.O Caim é um ótimo personagem, com seus pensamentos desenvolvidos, pois o próprio Caim critica Deus.A historia não se fala totalmente de Caim, se fala de Adão e Eva, Abraão e issac, a historia do pai que recebeu a missão de matar o seu próprio filho, Josué, ele pode-se destacar a tomada da cidade de Jericó.Com suas historias revolucionarias, um ótimo final de livro e sua MARAVILHOSA narrativa, eu recomendo esse livro.
PS: eu não coloquei os parágrafos, pois... Só que ler ou leu o livro vai entender.
Minha nota é ...
As frases que vem a seguir me impressionaram, muito.
O lógico, o natural, o simplesmente humano seria que abraão tivesse mandado o senhor à merda (…)
(…) Que dizer, além de tão filho da puta como o senhor, abraão era um refinado mentiroso, pronto a enganar qualquer um (…)
Nenhum comentário:
Postar um comentário